sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Projecto animal fantástico

Relatório do Projecto:
Animal Fantástico

Tema: animal fantástico

Nome do Animal: Tainá (nome indígena que significa “estrela”)

Formato de apresentação: animal em 3D e relatório

Projecto de animação: criação de um animal fantástico

Calendarização: entrega do relatório e do animal fantástico a 7 de Novembro

Material: 2 balões; cola branca; papel de cozinha; jornais (dica da semana e “o jogo”); gaze; 2 garrafas de plástico; 1 casca de noz; “molas” das sacas; cones de papel de impressora; lã rosa bebé, rosa choque e preto, agulhas de tricô, botões e tule.

Etapas de construção do animal fantástico:








1ª etapa: encher dois balões com ar de modo que um fique maior; envolver os balões com tiras de papel de cozinha, utilizando cola branca diluída em água.









2ª etapa: revestir os balões com tiras ou pedaços de papel de jornal e, por fim, colar gaze com cola branca.










3ª etapa: realizar os braços e as pernas do animal. Moldar folhas de papel de jornal, com a forma dos membros pretendidos, pincelar com cola branca. Colar os membros ao tronco (balões) com cola térmica.











4ª etapa: utilizar duas garrafas de plástico, de 1,5l, e revesti-las com papel de cozinha. Após secagem, colar tubos, dos rolos de papel das máquinas registadoras, de modo a cobrir toda a superfície das garrafas.









5ª etapa: realizar um pompom com três cores de lã, para colocar no rabo do koala.











6ª etapa: tricotar, com lã rosa bebé um cachecol.










7ª etapa: colar meia casca de noz na cara do koala para fazer de nariz e começar a pintar.









8ª etapa: dar os últimos retoques, produto final.




Reflexão Crítica:

Avaliação:

_Gostei muito de elaborar este projecto, pois coloquei a minha criatividade em acção.
Quanto ao resultado final, concluo que superei as minhas expectativas!

Organização e cumprimento de objectivos:

_Na turma cada elemento escolheu o seu animal e a forma em que o ia transformar, não esquecendo que lhe teria de dar utilidade. O koala servirá de jarra. Logo obteve-se uma panóplia de animais com diferentes funções.
O objectivo principal era utilizar o maior número de materiais usados (que estivessem lá para casa esquecidos e dar-lhes utilidade). Ou seja, reciclar é o lema do trabalho!
Penso que consegui atingir os objectivos tanto a nível da utilização de materiais reciclados, como no produto final.

Problemas surgidos, tarefas não concretizadas e como foram ultrapassadas as dificuldades:

_Durante a realização do meu koala deparei-me com alguns problemas. O primeiro foi o de temer não arranjar rolos suficientes para revestir as garrafas mas, após um tour por uma série de lojas comerciais, consegui superá-lo; o segundo, foi o facto de não ter ideias para fazer os membros do meu animal, o que me deixou desaminada, mas depois com a ajuda das minhas colegas consegui levantar o astral e elaborar as patas do animal.
Fora estas dificuldades que foram surgindo, que também são normais de aparecer, tudo correu com normalidade.
Não gostei logo do meu animal, desanimei várias vezes, mas depois com pormenores que lhe fui acrescentando, consegui ganhar gosto por ele e consegui acabá-lo com grande entusiasmo.
Temos que ultrapassar todas as dificuldades, encarando-as como forma de incentivo e buscando novas soluções .
Estou muito contente com o meu animal fantástico, pois consegui atingir as minhas expectativas, chegando mesmo a excede-las.
Se começa-se agora a elaboração do meu animal fantástico fazia-o totalmente igual, sem lhe acrescentar ou tirar alguma coisa, porque eu gosto de ele assim.

Sugestões para trabalhos futuros:

_ Mais trabalhos práticos, que "puxem" pela nossa criatividade.

1 comentário:

mia sofia disse...

Gostei da apresentação e exposição do seu blogue. Apesar de não ser das piores no português deveru ler o seu trabalho outra ves, antes de o dar como concluido.
Parabens.
As correcções foram enviadas por email.